Sofrer lesões no futebol faz parte deste esporte de impacto e é algo rotineiro na carreira de profissionais da modalidade. A maioria dos homens, no entanto, se torna jogador de futebol uma vez por semana. São os chamados atletas de final de semana, os quais, em somente um ou dois dias, correm como se fizessem exercícios pela semana inteira.
Especialistas afirmam que a origem de uma lesão no futebol está na intensidade do exercício, na maioria das vezes. Jogadores de finais de semana não podem entrar na partida querendo jogar como um Neymar ou um Messi, por exemplo.
Agindo dessa forma, o atleta pode sofrer graves lesões no futebol, o que se explica pela falta de preparo físico. Em casos mais graves, há o risco até de problemas cardiovasculares.
As lesões no futebol que ocorrem com maior frequência são os traumas. Entre eles, estão a fratura ou a luxação dos dedos, a distensão do tornozelo, a distensão muscular na coxa e o rompimento do ligamento do joelho.
Um bom aquecimento e alongamento já podem ajudar, mas o condicionamento físico de uma forma geral também contribui para reduzir os riscos de lesões. Outra dica é o uso de calçados ideais para a atividade.
Antes de iniciar qualquer atividade física,o idea é passar por uma avaliação médica.