Sambar bem e de salto alto não é para qualquer um. Porém, com o Carnaval chegando devemos alertar que é importante ficar atento, pois os excessos podem provocar lesões inesperadas nos pés e nos joelhos. Segundo o ortopedista da Ortomed, médico com subespecialidade em joelho, Dr. Jacob de Castro Koury, o uso do calçado com salto alto por muito tempo força a mudança da biomecânica dos membros inferiores.
Dessa forma, dançar com esse tipo de acessório pode causar dores, principalmente na região anterior dos joelhos. As lesões, de acordo com o ortopedista, podem ser traumáticas como, por exemplo, entorses de tornozelo e joelho, quedas de solo etc. Contudo, também podem ser atraumáticas como dor na região anterior dos joelhos, fascite plantar, etc. As lesões atraumáticas são as que ocorrem por esforço repetitivo utilizando o calçado inadequado, no caso o salto alto.
Cada pessoa tem determinada sensibilidade ao calçado, por isso o tempo correto de uso é diferente para cada caso. Segundo o especialista, o ideal é deixar de utilizar o salto a partir do momento que começar a sentir dor. Além disso, cada uma das lesões tem seu exame específico. Ao perceber, qualquer alteração ou desconforto, procure um especialista. "O salto pode sim ser usado durante o Carnaval ou outra festa qualquer, mas alertamos apenas para que, em caso de dores, a mulher mude e calçado e se o problema persistir, procurar ajuda especializada", complementa Dr. Jacob.