Lesões e doenças no ombro são mais comuns do que pensamos. Alguns sintomas podem indicar que há algo de errado na região e é importante reconhecer o problema no começo, pois as consequências, se negligenciadas, podem ser bem piores.
Dor
O mais comum dos sintomas. Pode estar presente em qualquer patologia do ombro, do espectro mais leve à doença muito grave. Junto com outros sintomas podem indicar: tendinites, bursites, artrose, lesão dos tendões (lesão do manguito rotador), hérnia de disco cervical, etc.
Perda de força
Deve ser avaliado pelo médico para saber se trata-se de um problema neurológico (compressão de um nervo), rotura dos tendões ou paralisia muscular no grupo específico que realiza o movimento afetado.
Diminuição do movimento
Dificuldade de elevar, rodar para o lado ou colocar as mãos nas costas são sintomas de perda do arco de movimento do ombro. Neste caso, as doenças podem ser mais graves: capsulite adesiva, lesão do manguito rotador, artrose e rigidez pós cirurgias ou acidentes.
Parestesias
Diminuição de sensibilidade ou sensação de formigamento. Em geral está relacionado a compressão de raízes nervosas na coluna cervical, mas podem também ser devido a alterações do estado emocional ou ainda compressões nervosas periféricas (na região do ombro propriamente dita).
Inchaço
Sintoma muito comum em pacientes com problemas nos tendões e bursas desta articulação.
Dor noturna
A característica de periodicidade noturna costuma estar presente em pacientes com problemas nos tendões do ombro. Infelizmente, tal sintoma também pode aparecer em casos de tumores benignos ou malignos.
Equimose
O famoso “roxo” no ombro não é um sintoma muito comum. Em geral está relacionado a algum acidente, sendo um indicativo de fraturas ou mesmo de lesões musculares ou ligamentares.
Deformidades
Algumas assimetrias nesta região devem ser identificadas com o paciente despido, sendo na sua grande maioria das vezes indicativo de problemas graves. Podemos notar: atrofias musculares (compressões neurológicas, lesão grave dos tendões do manguito rotador, roturas musculares), deformidade na articulação acrômio-clavicular (indicativo de luxação desta), escápula alada (por lesões neurológicas ou musculares), “sinal da dragona” (deformidade que aparece na luxação anterior do ombro), ou ainda deformidades agudas por acidentes e fraturas.
“Sinal do Popeye”
O famoso “muque” que fica acumulado na porção mais inferior do braço, próximo ao cotovelo, que ocorre na rotura do cabo longo do tendão do músculo bíceps braquial. Deve levantar a suspeita de lesão do manguito rotador associada.
Crepitação
O “ranger” da articulação, como se estivesse “sem óleo” costuma aparecer em bursites, tendinite, tendinopatias calcárias, artrose ou mesmo lesão do manguito rotador.
(FONTE: O PRESENTE)