A pandemia de covid-19 mudou a rotina das pessoas ao redor do mundo e, no Brasil, não foi diferente. Abandono de exercícios físicos, home office e adoção de atividades não habituais, como reformas e faxinas mais intensas passaram a ser uma realidade na vida dos brasileiros e, com isso, a saúde ortopédica acabou sendo prejudicada.
Alongamento
Além de diminuir o encurtamento dos músculos, esses exercícios ajudam a fortalecer a musculatura, mantendo o corpo alinhado e evitando a sobrecarga nas costas.
Musculação
A musculação auxilia na manutenção da força muscular. Séries de exercícios para abdômen e pernas ajudam o corpo a ganhar mais sustentação, amortecendo impactos na coluna.
Pilates
O pilates proporciona o fortalecimento da musculatura do tronco, que sustenta a coluna como um todo. Isso inclui a musculatura posterior (lombar, torácica) e também a musculatura abdominal. Desta forma, ele permite a biomecânica harmoniosa da coluna.
As atividades devem ser feitas preferencialmente em casa ou em ambientes controlados, com os devidos cuidados de higiene, distanciamento e uso de máscaras.
- Escolha um local de trabalho adequado.
- Opte por uma cadeira com altura e encosto reguláveis.
- Fique sentado com a coluna reta ao encosto da cadeira, com ombros e quadris alinhados.
- Flexione os braços a 90 graus do corpo.
- Apoie os pés no chão o tempo todo, com ou sem uso de suporte.
- Alinhe a parte superior da tela do computador, que deve estar na altura dos olhos.
(Fonte: Folha Vitória)