O punho é a região entre a mão e o braço, que pode ficar dolorido após cair se segurando com a mão, depois de começar a academia ou ao realizar movimentos repetitivos sem nem mesmo perceber.
Indicamos aqui as principais situações que podem causar dor no punho, e como é feito o tratamento de cada uma delas:
Pode acontecer ao cair com as mãos no chão ou pequenas fraturas podem acontecer com impactos constantes como no caso de quem faz ginástica olímpica ou joga tênis ou squash, por exemplo. Em caso de suspeita deve-se fazer um raio X e imobilizar com gesso, se necessário.
Pode acontecer ao levar pesos na academia, carregar uma sacola pesada ou ao praticar jiu jitsu ou outro esporte de contato físico. Quando não é possível mexer a mão para cima, para baixo ou para algum lado, essa hipótese é reforçada, inclusive pelo inchaço da mão que pode demorar até 2 horas depois para surgir. Pode-se observar se é uma entorse ao observar o posicionamento da mão, mas o raio X pode confirmar sua gravidade e se é necessário imobilizar com gesso.
Acontece quando a pessoa faz movimentos repetitivos, mesmo sem perceber, como passar o dia digitando no computador, limpando a casa, lavando a louça, fazendo força para virar chaves, apertar tampas de garrafas, ou até mesmo tricotar. Esse tipo de esforço repetitivo causa uma lesão nos tendões, fazendo com que estes inflamem e causem dor. A melhor maneira de tratar esse problema é parando de realizar estes movimentos repetitivos, usando anti-inflamatórios e fazendo fisioterapia.
4. Doença de DeQuervain:
Ocorre quando a pessoa faz tarefas repetitivas que exigem esforço do polegar, ou passa muitas horas jogando com joystick ou no telefone celular. A dor surge ao movimentar o polegar para qualquer posição, mas principalmente ao tentar encostar o polegar no dedo mindinho da mesma mão.
Causa dor em todo punho, mas é comum haver inchaço e alterações nos dedos, que podem ficar deformados. Essa alteração geralmente surge em pessoas idosas e o tratamento é feito com fisioterapia e uso de medicamentos.
Causa dor no meio do punho devido a esforços repetitivos, embora a dor possa não surgir dor ao movimentar o punho, mas pode haver sensação de 'choque' ou alteração da sensibilidade na mão ou dedos. A dor piora ao colocar a palma da mão para cima e pressionar a parte do meio do punho, que é a região deste nervo. O tratamento pode ser feito com uso de compressas geladas, anti-inflamatórios, munhequeira e fisioterapia.
É a instabilidade carpal que surge em adolescentes ou adultos, podendo causa a sensação de que o punho dolorido quando a palma da mão está virada para baixo, com uma sensação de que o pulso está aberto, sendo necessário usar algo como uma 'munhequeira'. O raio X pode evidenciar um aumento da distância entre os ossos, que ainda que tenha menos de 1 mm pode causar desconforto, dor e estalido no punho.
Ocorre devido a má vascularização do osso semilunar no punho provocando dor. O tratamento pode ser feito com imobilização durante 6 semanas, mas a cirurgia para fundir este osso com outro mais próximo também pode ser sugerida pelo ortopedista.
(FONTE: TUA SAÚDE)