O problema que trava o músculo do pescoço e limita os movimentos graças a dor tem sido cada vez mais comum em grandes cidades.
E, para não sofrer com isso, é essencial conhecer sua origem e seguir algumas dicas para retomar a rotina sem dores.
É comum atribuir a dor no pescoço ao mal jeito na hora de dormir, porém, ficar sentado traz mais impacto aos músculos do pescoço do que ficar deitado.
Por isso, longas horas nessa posição pode gerar uma violenta contraturados músculos do pescoço, principalmente do trapézio e do esternocleidomastóideo. Existem dois tipos de torcicolo: adquirido ou congênito. O primeiro contraído durante uma fase da vida, enquanto o segundo pode ter se desenvolvido na fase gestacional.
As pessoas deveriam andar mais a pé e procurar sempre praticar alongamentos e relaxamentos para o pescoço. Além disso, aqueles que trabalham carregando cargas, devem se atentar ao peso delas.
Pode ser uma boa mudar um pouco a rotina e dar preferência a fazer o caminho de casa a pé, se possível, e até mesmo trocar o elevador pela escada. Outras dicas para evitar o torcicolo são:
Medicamentos para relaxamento muscularou mesmo o estímulo da região por meio de massagem, alongamento e fisioterapia podem ajudar.
É preciso atenção, pois se não for bem tratado o torcicolo pode desenvolver doenças mais graves, como, por exemplo, uma hérnia cervical, que requer repouso absoluto ou até mesmo uma cirurgia.
Fonte: Melhor com Saúde