As entorses no tornozelo são das lesões mais comuns na corrida e muitos não sabem se o tratamento ideal deve ser realizado com gelo ou calor. Apesar de ser uma lesão fácil de tratar, a verdade é que também pode causar problemas se não ser olhada com cuidado.
As entorses do tornozelo são muito provavelmente a lesão mais comum no universo das alterações músculoesqueléticas. Estima-se que 15-25% de todas as lesões músculo-esqueléticas sejam deste tipo. Na sua esmagadora maioria são entorses externas (cerca de 95%)».
Quem corre com regularidade, é quase impossível não ter sofrido aqui ou ali uma entorse, que pode ser dividida em três níveis:
Há uma variedade de opiniões em relação ao tratamento das entorses do tornozelo, mas a verdade é que as principais investigações defendem o tratamento com gelo para as entorses de Grau 1 e 2, gelo que diminui o fluxo sanguíneo e minimiza a inflamação, enquanto o calor alivia a dor, já que estimula o fluxo sanguíneo.
De referir que os dois tratamentos não estão errados, pelo contrário, mas, segundo os mais recentes estudos, as pessoas regressaram mais rapidamente ao seu quotidiano quando recorrem ao tratamento com gelo.
Os especialistas defendem o seguinte tratamento para as entorses de Grau 1 e 2, esta última com um maior período de recuperação:
(Fonte: CA)