• Contate-nos: contato@ortomed-pi.com.br
Entorses do tornozelo: gelo ou calor?

Entorses do tornozelo: gelo ou calor?


As entorses no tornozelo são das lesões mais comuns na corrida e muitos não sabem se o tratamento ideal deve ser realizado com gelo ou calor. Apesar de ser uma lesão fácil de tratar, a verdade é que também pode causar problemas se não ser olhada com cuidado.

 

As entorses do tornozelo são muito provavelmente a lesão mais comum no universo das alterações músculoesqueléticas. Estima-se que 15-25% de todas as lesões músculo-esqueléticas sejam deste tipo. Na sua esmagadora maioria são entorses externas (cerca de 95%)».

Quem corre com regularidade, é quase impossível não ter sofrido aqui ou ali uma entorse, que pode ser dividida em três níveis:

  • Entorse de Grau 1 (Ligeira)
    Estiramento leve e roturas microscópicas das fibras dos ligamentos
    Alguma sensibilidade e edema (inchaço) em redor do tornozelo
  • Entorse de Grau 2 (Moderada)
    Rutura parcial do ligamento
    Sensibilidade moderada e edema ao redor do tornozelo
    Se o médico mover o tornozelo em determinadas posições, há um movimento anormal da articulação do tornozelo
  • Entorse de Grau 3 (Grave)
    Rutura completa (ou total) do ligamento
    Sensibilidade e edema significativos ao redor do tornozelo (dores muito fortes e tornozelo muito inchado) que surge de imediato
    Se o médico puxar ou empurrar a articulação do tornozelo em certos movimentos, ocorre desequilíbrio substancial

Há uma variedade de opiniões em relação ao tratamento das entorses do tornozelo, mas a verdade é que as principais investigações defendem o tratamento com gelo para as entorses de Grau 1 e 2, gelo que diminui o fluxo sanguíneo e minimiza a inflamação, enquanto o  calor alivia a dor, já que estimula o fluxo sanguíneo.

De referir que os dois tratamentos não estão errados, pelo contrário, mas, segundo os mais recentes estudos, as pessoas regressaram mais rapidamente ao seu quotidiano quando recorrem ao tratamento com gelo.

Os especialistas defendem o seguinte tratamento para as entorses de Grau 1 e 2, esta última com um maior período de recuperação:

  • Repouso
    Não se deve caminhar sobre o tornozelo, recorrendo inclusive às muletas se tal for necessário
  • Gelo
    O gelo reduz a dor e o edema (inchaço). Não se deve colocar o gelo diretamente na pele e não mais do que 20 minutos de cada vez (evita deste modo uma ulceração produzida pelo frio)
  • Compressão
    Ajuda a controlar o edema, assim como imobiliza a zona lesionada, mantendo os ligamentos “seguros” enquanto cicatrizam
  • Elevação
    Deve-se elevar o pé para que fique acima da cintura. Por exemplo, colocar o pé sobre umas almofadas para ficar mais alto. 

 

(Fonte: CA)

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.