• Contate-nos: contato@ortomed-pi.com.br
Hérnia de disco: entenda o problema, causas e tratamentos

Hérnia de disco: entenda o problema, causas e tratamentos


Uma hérnia de disco (também chamado de deslocamento de disco ou ruptura do disco intervertebral) ocorre com mais frequência na parte baixa ou lombar das costas, ou na região da nuca (cervical). É uma das causas mais comuns de dor lombar e também de dor na perna (dor ciática ou ciatalgia).

Mais de 80% das pessoas irão ter um episódio de dor lombar em algum momento de suas vidas. Dentre estas pessoas, 10 a 30% podem ter dores lombares ou na perna causada por uma hérnia de disco.

A hérnia de disco pode ser dolorosa e incapacitante. No entanto, a maioria das pessoas evolui com melhora da lesão e dores após algumas semanas ou meses de tratamento não cirúrgico.

A coluna vertebral é formada por articulações compostas pelas vértebras e também pelos discos intervertebrais (que ficam entre as vértebras). Esses discos são formados por um anel fibroso e um núcleo gelatinoso conhecido como núcleo pulposo.

O disco intervertebral é um amortecedor, absorvendo os impactos que a coluna sofre diariamente. E que impactos são esses?

Quando você corre, por exemplo, todas as vezes que coloca os pés no chão a coluna sofre um impacto. Quando você pula, a mesma coisa. Ele é responsável pela sustentação do peso do próprio corpo e de todos os movimentos que você faz como inclinação e rotação da coluna.

Assim, a hérnia de disco consiste na projeção do material do disco intervertebral (núcleo pulposo ou ânulo fibroso) além do espaço intervertebral do disco. O diagnóstico pode ser confirmado por exames de imagem como a ressonância magnética.

No entanto, nem sempre os achados dos exames de imagem são acompanhados de sintomas clínicos.

 

Fonte: Hong

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.