• Contate-nos: contato@ortomed-pi.com.br
No Dia do Homem, chamamos a atenção para a prevenção de doenças

No Dia do Homem, chamamos a atenção para a prevenção de doenças


saúde do homem está diretamente relacionada aos hábitos que ele adota, seja em relação a alimentação, realização periódica de exames, vacinação em dia, a prática de exercícios ou a falta dela.

Mas, o homem moderno, por conta da correria do dia-a-dia, acaba deixando de lado os cuidados com a saúde.

O Ministério da Saúde juntamente ao Governo Federal implantaram a Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH), com o objetivo de ampliar e conscientizar a população masculina aos serviços de saúde.

Quais são os principais benefícios da PNAISH?

A iniciativa está baseada nos dados preocupantes de que a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem em média sete anos a menos que as mulheres e desenvolvem mais doenças, como por exemplo:

  • Doenças do coração;
  • Diabetes;
  • Pressão arterial alta;
  • Câncer;
  • Maior tendência a obesidade, entre outros problemas de saúde.

O propósito desta Política Nacional é conscientizar o sexo masculino a procurar o serviço de saúde periodicamente uma vez ao ano. Alcançando, pelo menos, cerca de 2,5 milhões de homens entre 20 e 59 anos.

Para atingir esse objetivo, a PNAISH é desenvolvida a partir de cinco (05) eixos temáticos e 09 eixos de ação:

EIXOS TEMÁTICOS

1. Acesso e Acolhimento

Ações de saúde com proposta inclusiva, conscientizando os homens sobre a importância de considerar os serviços da área de saúde como espaços masculinos. Os serviços, por sua vez, devem reconhecer a classe masculina como pessoas que precisam de cuidados.

2. Saúde Sexual e Reprodutiva

Ações com o objetivo de sensibilizar gestores(as), profissionais de saúde e todo a sociedade para aceitar os direitos sexuais e reprodutivos dos homens.

3. Paternidade e Cuidado

Ações com o objetivo de sensibilizar gestores(as), profissionais de saúde e todo a sociedade sobre os benefícios do envolvimento ativo dos homens em todas as fases da gestação e nas ações de cuidado com seus(uas) filhos(as).

4. Doenças prevalentes na população masculina

Ações com o objetivo de fortalecer a assistência básica no cuidado à saúde dos homens, facilitando e garantindo o acesso e a qualidade do atendimento.

5. Prevenção de Violências e Acidentes

Ações com o objetivo de chamar atenção para a preocupante relação entre a população masculina e as violências (em especial a violência urbana) e acidentes, sensibilizando a população em geral e os profissionais de saúde sobre o tema.

cEIXOS DE AÇÃO

  • Implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem;
  • Promoção de saúde com foco na elaboração de estratégias para aumentar a demanda dos homens aos serviços de saúde;
  • Informação e comunicação para sensibilizar os homens e suas famílias, estimulando o autocuidado e hábitos saudáveis, por meio de ações de informação, educação e comunicação;
  • Participação, relações institucionais e controle social, que buscam associar as ações governamentais com a sociedade civil organizada, a fim de potencializar ações voltadas para essa população;
  • Implantação e expansão do sistema de atenção à saúde do homem, com o objetivo de fortalecer a atenção básica e melhorar o atendimento, a qualidade e resolubilidade dos serviços de saúde;
  • Qualificação de profissionais da saúde para o desenvolvimento de estratégias em educação permanente para os trabalhadores do SUS;
  • Avaliação dos insumos, equipamentos e recursos humanos que garantam a adequada atenção atenção à população masculina;
  • Sistemas de Informação com o objetivo de melhorar e qualificar as informações destinadas a essa população;
  • Avaliação do projeto-piloto por meio de realização de estudos e pesquisas que contribuam para a melhoria das ações por meio do monitoramento da Política

 

O diagnóstico precoce de doenças, aumenta as chances de tratamentos mais eficazes. Por isso a importância dos homens adotarem a realização de exames periódicos em suas rotinas.

São hábitos simples, como aferir pressão e acompanhar os níveis de colesterol (para evitar doenças como diabetes e hipertensão), e a realização dos testes para as doenças sexualmente transmissíveis, como o de HIV, hepatite B (HBsAg) e do vírus da hepatite C (anti-HCV) que podem fazer uma enorme diferença na saúde masculina.

 

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.