O termo disfunção temporomandibular (DTM) ou disfunção craniomandibular (DCM) é utilizado para reunir um grupo de patologias que acometem os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas adjacentes.
❗️ São alterações funcionais que comprometem a função mastigatória, a deglutição e a fala e que podem se apresentar na forma de várias alterações.⠀Os sintomas descritos pelos pacientes são bastante variáveis, dentre os quais: dor, estalidos e fadiga muscular na região da ATM; zumbido no ouvido; tontura; limitação para abrir e fechar a boca; cefaleias; dor cervical; alterações posturais.
❗️Diversos estudos apontam que a terapia manual é um dos recursos fisioterapêuticos mais importantes para o tratamento de pacientes com DTM.⠀
❗️ O tratamento fisioterapêutico tem como objetivo estimular a propriocepção, o relaxamento dos pontos de tensão, o realinhamento postural, a melhora da funcionalidade, com consequente redução da dor.⠀
“Esse tratamento é realizado por nós aqui na Ortomed através da utilização de técnicas diversas, como manipulação, mobilização, liberação miofascial e exercícios específicos”, acrescenta a fisioterapeuta Dra. Samea Beatriz.