Para manter o equilíbrio à medida em que o bebê cresce, a grávida aumenta sua base de sustentação afastando os pés e posicionando o abdome para a frente. Essa postura acentua a curvatura das costas, levando a musculatura a se contrair. Os músculos das pernas também se contraem, provocando incômodo, principalmente depois de um longo dia de atividades. O aumento dos seios também pode pesar e forçar uma nova posição.
Outra informação digna de menção é que o hormônio relaxina – produzido pelo corpo lúteo e pela placenta – vem trabalhando a todo vapor para preparar o corpo para o trabalho de parto. Esse hormônio afrouxa as articulações e os ligamentos para permitir que a pélvis se expanda na hora de o bebê vir ao mundo. Tudo isso provoca um grande desconforto. A lombar, em especial, sofre bastante.
Para minimizar o incômodo durante a gravidez com a dor nas costas, o jeito é recorrer a alguns truques. A primeira delas é se movimentar! Faça alongamentos pela manhã, antes de levantar da cama, e à noite, antes de dormir.
Você pode deitar em um colchonete no chão, de barriga para cima e com as pernas dobradas, e puxar uma delas por vez. Fique um minuto em cada posição. Se estiver no trabalho, procure encostar toda a coluna na parede e ficar assim por ao menos um minuto.