• Contate-nos: contato@ortomed-pi.com.br

Saiba como escolher andador ortopédico


O andador adulto ou andador ortopédico é um equipamento utilizado por pessoas com comprometimento de marcha (andar), auxiliando essa codição em casos de dificuldade de equilíbrio, força, disfunção ou em quadros pós cirurgicos que envolvam os membros inferiores. Porem, algumas dicas podem ser bem úteis para você aproveite ao máximo essa ajuda:

1) REGULAGEM DE ALTURA: Antes da compra, verifique se o andador possui sistema de regulagem de altura. Pessoas tem tamanhos diferentes, e ninguem quer ficar andando "torto" por ai nem em má postura. Geralmente os andadores ortopéicos possuem sistema de regulagem de altura por pinos ou rosca e a média da regulagem é para pessoas de 1,5 a 2 metros. 

2) MODELO IDEAL: Existem vários modelos de andadores ortopédicos,mas os mais utilizados são os com 4 "pernas". Também os com rodas anteriores podem auxiliar quem tenha dificuldade em levantar ou articular o andador, mas é preciso ter atenção quanto a dificuldade da pessoa frear esse andador. Outra situação a ser escolhida é quanto a ser fixo ou articulado. O modelo fixo não se move, o modelo articulado "acompanha o passo da pessoa", basta elevar um pouco um lado e movimenta-lo para frente. Outra classificação é entre fixos e com sistema de fechamento. Escolha sempre os "que fecham" para que você possa transporta-los ocupando o mínimo de espaço.

3) RESISTÊNCIA E CARGA: A carga é outro fator importante. A média de resistência de carga de um andador ortopédico é de 100 a 130kg. No caso da pessoa possuir peso acima dessas cargas, pode necessitar, apesar de raros, modelos especialmente fabricados para quem tenha um peso superior. 

4)  PONTEIRAS: Andadores possuem ponteiras nas extremidades distais dos seus "pés". É importante saber onde adquirir as ponteiras para reposiçães futuras.

5) INDICAÇÃO PROFISSIONAL: É sempre muito importante a orientação de um profissional da saúde (fisioterapeuta, médico, outros), que possam indicar o melhor modelo para o seu caso.

Fonte: Magazine Médica

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.