A falta de exercícios físicos pode trazer muitos problemas para a saúde. Conheça alguns prejuízos do sedentarismo e dicas para evitar esse perigoso estilo de vida.
O sedentarismo acontece quando o exercício físico não está sendo suficiente para o corpo, o que faz com que a pessoa gaste poucas calorias diárias e a saúde seja afetada. Ele já pode ser considerado uma doença e atinge cada vez mais pessoas no mundo.
Problema no coração: o coração é a principal vítima do sedentarismo. A população sedentária pode ter problemas cardiovasculares e hipertensões.
Diabetes: o conjunto das consequências negativas (diabetes, obesidade, hipertensão e aumento de lipídeos) é chamado de síndrome metabólica. Um dos principais fatores que levam a esse quadro é o sedentarismo. Fique atenta aos sintomas da diabetes.
Depressão: a falta de exercícios físicos pode causar tristezas e depressões.
Obesidade: o sedentarismo resulta em um acúmulo de tecido gorduroso e perda de massa muscular, que leva à obesidade.
Problemas nos ossos: a falta de exercícios resulta em baixos índices de ganho de massa óssea, deixando o sistema esquelético fraco, em um balanço negativo para toda a vida.
Câncer: a atividade física é um fator protetor de doenças malignas como o câncer.
Problemas respiratórios: é essencial a prática de exercícios físicos para manter o bom funcionamento do sistema respiratório.
A atividade física não precisa necessariamente ser a prática diária de esportes. Ela pode ser uma caminhada até o trabalho, subir escadas ao invés de usar elevador, ou até mesmo fazer a limpeza de casa. O importante é nunca deixar o corpo parado e dominado pela preguiça. Comece fazendo esses esforços simples no dia a dia, e aos poucos, procure uma atividade física que te agrade.